CUIDADOS COM O BEBÊ
Nossa meta é cárie zero. E isso é fácil, acredite!
Embora alguns bebês já nasçam com dentes, o mais comum é que os primeiros dentes comecem a nascer em torno dos 6 meses de idade, e por volta dos 3 anos de idade, todos os dentes de leite já nasceram. Durante este processo, alguns bebês podem ficar um pouco irritados e perder um pouco do apetite. Febre e diarréia entretanto, não são sintomas normais durante a erupção dentária e nestes casos, é aconselhável ligar para o pediatra.
Estudos apontam que as bactérias que causam as cáries, são geralmente transmitidas da mãe para o bebê. Portanto, é importante adiar essa transmissão, evitando por exemplo soprar a comida do bebê ou usar a mesma colher.
As gengivas do bebê já podem ser limpas nos primeiros dias de vida, com uma gaze úmida. A medida que os dentes forem aparecendo, eles já devem ser escovados, com uma pasta com flúor, em uma quantidade não maior que um grão de arroz.
Embora não seja uma regra absoluta, muitos pediatras sugerem que a criança seja encorajada a largar a chupeta entre os 6 meses e 1 ano de idade. A criança nunca deve usar a chupeta após os 2 os de idade pois o uso tardio da mesma pode causar problemas ortodônticos.
De acordo com a Academia Americana de Pediatria Odontológica, a primeira visita ao dentista deve ser feita no momento em que erupcionar o primeiro dente ou antes do primeiro aniversário.
A prevenção é um elemento-chave na Odontopediatria contemporânea, e o objetivo desta consulta é identificar e minimizar fatores de risco à cárie (hábitos dietéticos, acúmulo de placa bacteriana, etc...), bem como otimizar fatores protetores (exposição ao flúor, orientação quanto à higiene oral, etc...) além de diagnosticar precocemente quaisquer patologias, alterações oclusais ou alterações do padrão de erupção dentária.
Os pais serão orientados sobre questões de higiene bucal, tipo de pasta a se utilizar, dieta não cariogênica e periodicidade das revisões.
Qualquer dúvida ligue para nós!
Bernardo Ballarin, CD