ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

 

A saúde começa pela boca. O ditado é antigo, mas cada vez mais atual! 

 

Podemos não reparar nisso, mas a boca é a primeira estrutura do sistema digestivo. O processo da digestão de inicia com a mastigação dos alimentos.

Por isso, possuir dentes fortes e uma oclusão equilibrada, é muito importante para a sua saúde.

 

Procure ter uma alimentação variada. Evite alimentos muito processados. Procure consumir produtos integrais, grãos, frutas, legumes e verduras. Consulte um nutricionista para te orientar melhor. Aqui, preciso falar sobre o que pode fazer mal para seus dentes.

 

Determinados alimentos são nocivos à saúde e alguns são nocivos especialmente aos dentes. Carboidratos em geral, têm a capacidade de provocar cáries, mas o açúcar particularmente, é um verdadeiro combustível   para a cárie e sempre que possivel deve ser evitado.

 

Cada vez que comemos doces, nossa boca fica em um verdadeiro estado de sítio por cerca de 20 minutos, que é o tempo que as bactérias causadoras da cárie ficam mais ativas. Após esse tempo, sua atividade diminui devido a alguns fatores, entre eles a limpeza natural proporcionada pela saliva.

 

Portanto, parece haver uma relação muito maior entre a frequência de ingestão de açúcar com a cárie, do que a quantidade consumida. Um bom hábito, seria evitar esse consumo entre as refeições.

 

Por fim, alimentos muitos ácidos, como por exemplo limonada, vinagre e refrigerantes, devem ser consumidos com moderação por causarem desmineralização nos dentes.

 

...